O JORNAL DE RECREIO,Minas -OJR,M

Ouvir Radiante Recreio Rádio Web:

PARTICIPE

PARTICIPE
DIVULGUE SEUS EVENTOS e COMPARTILHE SOLUÇÕES EM ANO RADIANTE 2018

sábado, 10 de dezembro de 2016

Recreio corre risco de epidemia de dengue com o IP 2,3

O último Lira do município , 20 a 30 de outubro/2016 apresentou o índice de Infestação Predial (IP) de 2,3 que está na faixa do risco de epidemia , aproximando do IP 3, que passando dessa medida é alto risco de epidemia de dengue.

Veja como está o LIRA DE RECREIO,MG* .



*CÓPIA DO AVISO FIXADO NA PORTARIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE-RECREIO,MG

O LIRA é o levantamento rápido do índice de infestação, ou seja, de forma rápida e segura através de estudos estatísticos e probabilidade consegue-se medir o risco de epidemia de uma cidade.
O índice de Infestação Predial (IP) é o resultado dos imóveis positivos (que tinham larvas de aedes) dividido pelo total de imóveis pesquisados vezes 100, ou seja IMÓVEIS POSTIVOS / TOTAL DE IMÓVEIS X 100.

Com o LIRA consegue-se o Índice de Infestação de forma rápida e divido por extrato com os bairros e o criadouro predominante em cada área. FUNCIONA DA SEGUINTE MANEIRA.
COM OS DADO:
- Número de imóveis;
- Número de Agentes;
- Quarteirões devidamente numerados por bairro.

Essas informações são inseridas no sistema do ministério da saúde que através de probabilidade informa aleatoriamente quantos e quais quarteirões devem ser visitados, e em quantos dias deve ser feito esse levantamento. Com isso a equipe de Agentes de Combate a Endemias, visita os quarteirões na metodologia de 1 casa SIM e 4 NÃO. 

Em geral o muncípio deve fechar o LIRA em 5 a 7 dias para tomar as providências quanto ao combate ao vetor.
 IP menor que 1%, sem risco de epidemia.
 IP entre 1 e 3%, risco de epidemia.
 IP acima de 3% alto risco de epidemia de dengue.

Esta informação é do blog osvaldodamasceno.blogspot.com.br , do professor Osvaldo Correia Damasceno, graduado em enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral - Ceará, especializou-se na área de Saúde Pública (Saúde da Família) pela Universidade Estadual do Pará - UEPA. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Pará, Campus (acesso em 9/12/2016 em informações postadas em 22/01/2012 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário