O JORNAL DE RECREIO,Minas -OJR,M

Ouvir Radiante Recreio Rádio Web:

PARTICIPE

PARTICIPE
DIVULGUE SEUS EVENTOS e COMPARTILHE SOLUÇÕES EM ANO RADIANTE 2018

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PRÓXIMO PASSO PARA MATADOURO VOLTAR A FUNCIONAR É REUNIÃO COM O IMA

Depois da reunião do dia 2 de setembro/2014 entre prefeito, secretários municpais, vereadores, açougueiros e produtores rurais, o produtor rural Sérgio Santos de Almeida ficou com a função de representar os produtores rurais e açougueiros para encontrar viabilidades para o Abatedouro Municipal voltar a funcionar. O primeiro passo foi marcar uma audiência com o Ministério Público, uma vez que foi o Ministério Público que autorizou a interdição do Matadouro, fazendo valer o pedido de interdição assinado por técnico do IMA.

A audiência realizada hoje, na sala da Promotoria do Ministério Público, no Fórum, em Leopoldina, resultou na necessidade dos interessados em reativar o Abatedouro Municipal procurarem o IMA pra assim saber quais as medidas que deverão ser tomadas para o prédio do matadouro voltar ao seu funcionamento, dentro das normas exigidas pela Saúde Pública e o Meio Ambiente, pois não cabe ao Ministério Público determinar sobre a desinterdição do Abatedouro.

Uma comitiva composta de 14 pessoas de Recreio, compareceram ao Fórum, para  audiência, nesta tarde de hoje mas somente 7 deles puderam participar do encontro que durou pelo menos uma hora: o produtor rural Sérgio de Almeida, advogado Alexandre M. Ferreira, o engenheiro do SAAE Antônio Edilso de Bem, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável Luis Otávio G. Silva, o açougueiro Ronaldo e os vereadores Raphael Gouveia e Fabrício Barros.

O município nesses dois meses sem o funcionamento do Matadouro já está sentindo o baque econômico que sofreu com a queda no preço da arroba dos animais de corte para a venda e no aumento do preço na hora da compra pelos comerciantes, pois agora as casas de açougue só podem comprar carne de frigoríficos de outras cidades e assim houve uma queda na venda para consumo e se continuar assim, em pouco a cidade só poderá contar com 2 a 3 açougues e não haverá assim estímulo para o desenvolvimento da pecuária.

Esse baque já repercute de um modo geral na comunidade , estando em vista o desemprego de muitos que trabalham nesse setor de revendas e prestação de serviços, e ainda nos impostos e taxas que agora o município deixa de arrecadar.

O Sindicato Rural, juntamente com uma comissão de produtores rurais, açougueiros e outros comerciantes do ramo da carne e outras entidades do município , com o apoio do executivo e legislativo municipal , estão empenhados em criar uma associação ou cooperativa para fazerem ressurgir o Abatedouro Municipal, uma vez que o Poder Público Municipal já pronunciou a respeito e sugeriu a criação da nova entidade mantenedora do Matadouro.



Vereador Raphael Gouveia, vereador Noé Meneguite, engenheiro do SAAE Antônio Edilso de Bem, vereador José Roberto Almeida, vereador Fabrisio Brito, açougueiro Ronaldo, vereador Paulo Afonso Andrade, vereadora Valma Aparecida, açougueiro Edelcio Madaleno, açougueiro Marcelo Silva Ferreira, produtor rural Sérgio Santos Almeida. Não aparecem na foto, mas também compareceram a audiência : secretário municipal de Desenvolvimento Urbano Ronaldo Luis M. Silva, advogado Alexandre M. Ferreira e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável Luís Otávio Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário